Rio Grande do Sul é o 1° estado a alcançar 15% da população imunizada

Na tarde desta segunda-feira (21), o Rio Grande do Sul se tornou o primeiro Estado do país a atingir o patamar de 15% da população com imunização completa contra o coronavírus. A atualização das 16h21min do painel estadual de vacinação indicou que 1.700.241 gaúchos já receberam as doses necessárias para a produção máxima de anticorpos contra o vírus, entre todos os 11,3 milhões de habitantes.

Até esse horário, a média nacional de cobertura vacinal estava em 11,5%, em um ranking em que o segundo lugar era ocupado pelo Mato Grosso do Sul, com um índice de 14,1%. Para o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) e titular da pasta no município de Canoas, Maicon Lemos, dois fatores contribuem desde o início da campanha contra a covid-19 para deixar o Rio Grande do Sul na liderança.

Um deles foi a rápida mobilização da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e das prefeituras para distribuir e aplicar os primeiros lotes disponíveis, ainda em janeiro.

– Começamos rapidamente o processo vacinal, assim que a vacina chegou ao Estado, com os municípios se mobilizando por meio de diferentes estratégias para aplicar o quanto antes as primeiras doses. Isso, por consequência, acelerou também a aplicação das segundas doses – avalia Lemos.

Outro ponto favorável é a agilidade na tomada de decisões por parte da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne Estado e municípios e orienta a aplicação de cada lote enviado pelo Ministério da Saúde.

– A rapidez das resoluções da CIB, definindo quem será atendido a cada remessa, e o apoio aos secretários de Saúde, tirando dúvidas sobre como proceder, contribui para essa maior agilidade – complementa Lemos.

Disponibilidade de vacinas limita avanço maior

O principal limitador, até o momento, para um andamento mais rápido da companha contra o coronavírus é a disponibilidade de vacinas. A média de aplicações diárias, desde o começo da imunização, em 18 de janeiro, é de 38,3 mil. Mas o Estado tem estrutura para oferecer bem mais do que isso: em 20 de maio, por exemplo, os municípios aplicaram 111,4 mil doses – número mais alto em 24 horas notificado até o momento. Há expectativa de que, nos próximos meses, a quantidade dos envios feitos pelo Ministério da Saúde siga aumentando.

A estimativa para se alcançar a imunidade coletiva e frear a transmissão do coronavírus é de algo ao redor de 70% da população com esquema vacinal completo. No Rio Grande do Sul, isso corresponderia a 7,93 milhões de pessoas atendidas com as doses necessárias. Até a tarde desta segunda, 4,2 milhões tomaram a aplicação inicial, e 1,7 milhão completaram o esquema vacinal. Restaria atender 6,2 milhões de gaúchos com a injeção complementar.

 

RBS

Foto:Marco Favero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *